1955 12 "O homem na cama"

image002

O quadro à esquerda foi pintado a óleo pelo artista e membro de A.A. Robert M. em 1955 para ilustrar a edição de natal da revista Grapevine em dezembro daquele ano. Retrata os cofundadores de A.A., Bill W. e o Dr. Bob, levando a mensagem a um homem acamado que o público identificou como sendo o AA nº 3, ou seja, Bill D. (1852-1954) – que não chegou a conhecer a obra porque tinha falecido em 17/09/1954.

Seu título original foi “Came to Believe" ou, "Viemos Acreditar”. Logo se tornou muito popular entre os membros da Irmandade e reproduções simples foram disponibilizadas para venda. Em maio de 1956 a pintura foi presenteada pelo autor a Bill W. que a emoldurou e pendurou no escritório de sua casa –Stepping Stones, em Bedford Hills, Nova York, onde permanece depois de a casa ser convertida em museu. Bill W. enviou uma carta de agradecimento a Robert da qual segue um trecho:

"Caro Robert: A sua pintura representando ‘O homem na cama’ ficou muito bem enquadrada no meu estúdio em Bedford Hills. É uma coisa maravilhosa ter esse quadro. Ao olhar para o conjunto, percebe-se o coração e a essência de A.A. .... Ao saber do meu grande agradecimento, Lois também quer acrescentar o dela.

Sempre seu, Bill W.".

Em 1973, com a publicação do livro "Viemos Acreditar" e, para evitar confusões, os editores da Grapevine mudaram o titulo da ilustração para “The man on the bead”, ou “O homem na cama”, tal como Bill W. se referia a Bill D.

CAHist – Comitê de Arquivos Históricos da Junaab