Sam Shoemaker

 

Este clérigo foi influente durante sua vida para muitos, incluindo o co-fundador do A.A. Bill W. Dr. Sam Shoemaker (1893-1963) ajudou muitos alcoólatras por meio de seu trabalho na Igreja do Calvário em Nova York. Suas ideias foram fundamentais e instrumentais para o desenvolvimento do programa de A.A..

Biografia

Samuel Moor Shoemaker nasceu em 27 de dezembro de 1893, em Baltimore, Maryland. Ele frequentou o St. George's, um internato episcopal em Newport, Rhode Island. Sam então frequentou a Universidade de Princeton a partir de 1912. Em 1917, ele foi para a China para abrir uma filial do YMCA e ministrar cursos de negócios. Enquanto estava lá, ele conheceu Frank Buchman, fundador do Oxford Group. Depois de seu tempo na China, Sam voltou para Princeton em 1919. De 1922 a 1933, Buchman o visitou com frequência. Mais tarde, Sam viajou com Buchman pela Europa, Oriente Médio e Índia. Eles realizaram trabalho missionário semelhante ao seu tempo na China. Em 1925, ele se casou com Helen Smith.

A Igreja do Calvário em Nova York entrou em contato com Sam durante o inverno de 1923-24. Eles estavam procurando um novo reitor jovem e enérgico e acreditavam que ele poderia preencher essa função. Através dos esforços de Sam, a frequência aumentou consideravelmente nos primeiros anos. Ele também reconheceu que os edifícios da Igreja do Calvário eram antigos e precisavam de uma atualização. Durante 1927 e 1928, Sam vendeu parte da propriedade da Igreja e destruiu a antiga casa paroquial. Ele então construiu a Calvary House, um edifício multiuso que abrigava as instalações da igreja. Foi inaugurado em 1928. 

Em 1951, a Calvary Church em Pittsburgh contatou Sam para se tornar o reitor lá. O próprio bispo ligou para Sam para convencê-lo a aceitar o cargo. Ele aceitou e em 1952 tornou-se o reitor daquela igreja. Depois de dez anos na Calvary Church em Pittsburgh, Sam se aposentou como reitor lá em 1º de janeiro de 1962. No ano seguinte, em 31 de outubro de 1963, ele faleceu em Maryland.

Sam Shoemaker_CavalryHouse_88

Amigo de A.A.

Bill W. certa vez escreveu no A.A. Grapevine que “Dr. Sam Shoemaker era um dos indispensáveis ​​de A.A.. Se não fosse por seu ministério conosco em nossos primeiros tempos, nossa Irmandade não existiria hoje.” Sua ajuda para A.A. era tangível mesmo antes de a Irmandade começar a existir. Como chefe da Calvary Church, Sam construiu a Calvary House, que serviu como um albergue onde Ebby T. ficou por um tempo. Sam também dirigia a Calvary Mission, um lugar para “os pobres”, que Bill W. visitou em 1934, perto do fim de sua bebedeira.

Sam também foi um dos primeiros membros do Oxford Group, tendo conhecido o fundador Frank Buchman em 1918 na China. A estreita associação dos primeiros A.A. com o Oxford Group garantiu a conexão de Sam com Bill W. e outros membros.

A princípio, Sam ficou insatisfeito com a decisão dos alcoólatras de realizar reuniões independentes. Mais tarde, depois que Sam deixou aquele Grupo em 1941, ele se desculpou com Bill W. pela desaprovação e falta de incentivo do Grupo Oxford.

Bill W. deixou claro que Sam “passou adiante as chaves espirituais pelas quais fomos libertos”. Os três primeiros Passos de Alcoólicos Anônimos foram inspirados em parte por Sam. Ele também influenciou muitos outros Passos.

Os primeiros A.A. obtiveram suas ideias de auto-exame, reconhecimento de defeitos de caráter, restituição por danos causados ​​e trabalho com outros diretamente dos Grupos Oxford e diretamente de Sam Shoemaker, seu ex-líder na América, e de nenhum outro lugar.
— Bill W.

Dr. Shoemaker ajudou A.A. de maneiras fundamentais. Fisicamente, ele forneceu refúgio para alcoólatras em Nova York por meio da Igreja do Calvário. Espiritualmente, ele influenciou diretamente os Doze Passos e a natureza do programa de recuperação de A.A.. Sua longa e próxima amizade com Bill W. forneceu apoio ao co-fundador. Sam ajudou a Irmandade a superar seus primeiros anos.