Segunda - Sexta - 08:00–17:30 Rua Padre Antônio de Sá, 116 São Paulo - SP - CEP 03066-010

Contribuição Voluntária

Alcoólicos Anônimos é auto suficiente graças às contribuições de seus próprios membros.

Campanhas

de Membros de A.A.

“Todos os grupos de A.A. deverão ser absolutamente auto-suficientes, rejeitando quaisquer doações de fora.”

 Nenhuma outra tradição de A.A. nasceu tão dolorosamente como esta. No início, a pobreza coletiva foi uma necessidade. O medo de sermos explorados. A necessidade de separar o espiritual do material. A decisão de sustentar-nos com as contribuições voluntárias de A.A. apenas. Atribuição da responsabilidade de sustentar a sede de A.A. diretamente aos membros de A.A. A política da sede é a de ter apenas o dinheiro necessário para garantir o funcionamento e uma reserva prudente.

de Grupos de A.A.

Ao longo dos anos, Alcoólicos Anônimos tem afirmado e reforçado a Tradição de ser completamente auto-suficiente e de não solicitar ou aceitar contribuições de pessoas ou entidades não-AAs. As contribuições que chegarem ao ESG provenientes de fontes alheias serão devolvidas ao remetente com uma nota que explicará a posição de A.A. com respeito à auto-suficiência.

A contribuição para a manutenção dos Órgãos de Serviços de Alcoólicos Anônimos que os membros, individualmente, podem fazer, limita-se à quantia de US$ 3.000,00 (três mil dólares) ao ano.

No Grupo, os gastos previstos para o aluguel do lugar das reuniões, para café e refrescos e para a literatura de A.A. são cobertos com dinheiro das contribuições espontâneas dos membros. A maioria dos Grupos reserva uma parte de sua coleta para contribuir na manutenção dos Órgãos de Serviços de A.A. O plano de contribuição adotado atualmente é o 60% - 25% - 15%.

Todas as contribuições são voluntárias. Não é necessário pagar taxas ou mensalidades para ser membro de A.A. Todos os Grupos se beneficiam das atividades do ESG, ainda que nem todos contribuam para sua manutenção.

O dinheiro proveniente da venda de livros, livretes e folhetos aprovados pela Conferência de Serviços Gerais tem sido sempre um fator importante na manutenção dos serviços do ESG e muitas vezes tem assegurado a continuidade de tais serviços, em momentos em que as contribuições não são em quantidade suficiente para cobri-los

Plano de Aniversário

Gratidão é a essência de A.A. - gratidão pela nossa libertação do alcoolismo ativo e, como Bill W. disse em seu ensaio sobre o Décimo Passo no último parágrafo da página 87 do livro"Os Doze Passos e as Doze Tradições"– Junaab, código 105:"... estamos realmente prontos para agradecer a Deus todas as graças recebidas...".

Não há nenhuma época específica para a prática da gratidão por um membro de A.A., assim como tampouco existe nenhuma data para seu término, mas os AAs, desde já faz bastante tempo, sinalizam a semana do Dia de Ação de Graças (NT:nos EUA e no Brasil este dia é comemorado na quinta-feira da quarta semana de novembro. No Canadá, acontece na segunda-feira da segunda semana de outubro)como um período apropriado para enfatizar sua gratidão por A.A. e por sua recuperação e para converter a gratidão em ação.

Além de celebrar o Mês da Gratidão, muitos membros se valem do Plano de Aniversário para"dar o que me foi dado"nas palavras de um AA que escreveu uma carta com um cheque anexado.

O Plano do Aniversário foi concebido durante uma pausa para o café na Convenção Estadual de Oklahoma em 1954. Ab A., um Delegado, sentiu-se"inspirado",disse posteriormente, por seu companheiro Ted R., a quem lhe ocorreu a"ideia maravilhosa"de que aos membros poderia lhes gostar celebrar a sua sobriedade"presenteando"o Escritório de Serviços Gerais – ESG com um dólar por cada ano de sobriedade, no dia de seu aniversário de A.A. De volta ao seu Grupo de Tucson, Ab consultou alguns membros sobre a ideia, a qual foi muito bem aceita e foi tomando a cada vez mais impulso com resultados espetaculares - as contribuições quase duplicaram durante o primeiro ano. A ideia foi estendida rapidamente a todas as partes dos EUA e Canadá e, em 1956, a Conferência de Serviços Gerais aprovou o Plano do Fundo de Aniversário, através do qual os membros veteranos lembrariam aos seus companheiros recém-chegados a sua responsabilidade para com o ESG.

..."Para mantermo-nos sóbrios, temos que nos envolver com a nossa própria sobriedade",diz Steve T., de El Reno, Oklahoma, Delegado de Área em 1998."Alcoólicos Anônimos é um programa de ação. Da mesma maneira que sentar-me em um galinheiro não irá me transformar em um frango, não acredito que com apenas me sentar em uma sala de reunião irei me tornar um membro sóbrio. Praticar e viver os Passos e as Tradições é o que garante a sobriedade".

..."Considere o que você pode e o que deve fazer e lembre que o alcoolismo é um negócio familiar: seus filhos e netos são acionistas, embora ainda não o saibam. O investimento feito hoje nesta Irmandade serve para garantir que a mão de A.A. esteja ali quando um membro da sua família a precise".(Stanley K., Temple, Texas, maio de 2000)

Sacola da Gratidão

Gratidão. Todos sabem o quanto ela é útil se a mantivermos viva tanto nas nossas vidas pessoais quanto na nossa consciência de Grupo. Inúmeros Grupos têm percebido essa realidade e a cada mês de novembro aproveitam a oportunidade para abrir ainda mais a porta da gratidão. É uma forma acertada de assegurar a sã e continua sobriedade, a unidade do Grupo, a autossuficiência e evitar o engessamento. Muitos Grupos observam o Mês da Gratidão celebrando reuniões de estudo das Tradições e recolhendo contribuições especiais destinadas ao Escritório de Serviços Gerais – ESG (no Brasil, tradicionalmente os Grupos contribuem, nesse mês, com o dinheiro arrecadado em uma reunião previamente definida para esse fim), para a manutenção de nossos serviços. Todos AAs têm a oportunidade de desenvolver novas formas de expressar e compartilhar sua gratidão.

Contribuições

de Membros de A.A.

  Contribuintes : 8

de Grupos de A.A.

  Contribuintes : 0

Plano de Aniversário

  Contribuintes : 1

Sacola da Gratidão

  Contribuintes : 0

Quem Somos?

Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil aa@alcoolicosanonimos.org.br

Endereço
Rua Padre Antônio de Sá, 116 Tatuapé São Paulo - SP - CEP 03066-010
Cx Postal 77631 - CEP 03316-970
Telefone
55 11 3229 3611 
Linha de ajuda 24h 55 11 3315-9333

Subscrever Newsletters

Please enable your javascript to submit this form