Segunda - Sexta - 08:00–17:30 Rua Padre Antônio de Sá, 116 São Paulo - SP - CEP 03066-010

  • +55 11 32293611
  •  aa@aa.org.br
Portuguese Portuguese

Amigo Anônimo

aanonimoui

Alcoólicos Anônimos
Membros e Servidores

Uma irmandade de homens e mulheres

Bem Vindo aos Arquivos Históricos JUNAAB - CAHist

 

"Quando uma sociedade ou uma civilização desaparece, sempre há presente uma condição: seus membros esqueceram de onde vieram" Carl Sandburg (1878-1967)

A proposta desta página de web é disponibilizar, de forma sistemática, documentos históricos e informações úteis á Irmandade.

A ideia de organizar uma coleção histórica dos documentos da Irmandade veio do co-fundador Bill W. no início dos anos de 1950.

"Estamos tratando de acumular registros extensos que tenham valor para algum historiador no futuro...".

"É muito importante que o material histórico seja colocado nos nossos arquivos de tal forma que impeça grandes distorções..."

"Queremos seguir ampliando esta ideia pensando na história completa que virá mais adiante...". 
(Bill W., em 1957)

Bill preocupava-se cada vez mais com o fato de que "a história de Alcoólicos Anônimos continuava oculta atrás de um manto de neblina". Sabendo que a correspondência do escritório era mantida de uma maneira um tanto desorganizada em caixotes da Sede Central, Bill começou a organizar os nossos arquivos históricos.

Pessoalmente, gravou as lembranças dos veteranos na Área de Akron/Cleveland; enviou remessas de fitas virgens a outras pessoas, incentivando-as a gravar suas próprias lembranças.

A visão de grande alcance que Bill teve, definiu uma mensagem referente aos arquivos históricos que continua válida nos dias atuais.

Ele disse:

"Cada um dos acontecimentos novos e inesperados (em A.A.) contém, por trás dele, uma enorme quantidade de incidentes e experiências dramáticas – muitas histórias... Não é difícil preparar uma crônica dos fatos que ocorreram – isto é, as datas em que as pessoas chegaram, os Grupos que se iniciaram, etc. O difícil de conservar é o ambiente é o ambiente onde tudo aquilo se desenvolveu e o material anedótico que irá dar vida às experiências mais recentes".

Depois de vários anos seguidos de organização e configuração, a sala dos Arquivos Históricos do Escritório de Serviços Gerais – ESG, foi inaugurada em novembro de 1975, com uma cerimônia formal onde foi cortada uma fita.

Desde então, os arquivistas do ESG e os Custódios que prestam serviço no Comitê de Arquivos Históricos da Junta de Serviços Gerais, destacam a importância do serviço de arquivos como sendo vital para a sobrevivência da Irmandade. Como resultado desse trabalho, atualmente quase todas as Áreas já tem estabelecidas coleções de arquivos históricos e também se observa um crescimento significativo a nível dos Distritos.

Os documentos históricos ajudam-nos a examinar nossa experiência de recuperação dia após dia e reencontrar a experiência compartilhada do passado. Na medida em que separamos os mitos dos fatos, nos asseguramos de que nossa mensagem original de recuperação, unidade e serviço continuam sendo a mesma numa Irmandade que muda, cresce e se expande, renovando-se continuamente.

Os Arquivos Históricos da JUNAAB estão abrigados em três salas pertencentes ao Escritório de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil - ESG, cujo endereço é:

Alcoólicos Anônimos do Brasil
Rua Padre Antônio de Sá, 116 - Tatuapé 
são Paulo - SP
Tel.: 55 11 3313 - 0996 / 3229-3437

Fale conosco:
http://www.alcoolicosanonimos.org.br/index.php/fale-conosco/assuntos-diversos

Email:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Agende sua vista ao ESG onde se encontram os Arquivos Históricos.

"Quando uma sociedade ou uma civilização desaparece, sempre há presente uma condição: seus membros esqueceram de onde vieram" Carl Sandburg (1878-1967)

Box 4-5-9, Out. Nov. 2005 (pag. 3 a 5) =>

http://www.aa.org/newsletters/es_ES/sp_box459_oct-nov05.pdf Título original: “Los Archivos Históricos de A.A. cumplen 30 años”

Como parte de suas atribuições e com a aprovação da Diretoria Executiva, o CAHist iniciou no mês de abril de 2016 uma série de postagens de newsletters contendo eventos históricos de A.A. a nível mundial e nacional para o conhecimento dos membros e amigos de A.A. que fazem parte do cadastro do website de A.A. no Brasil – por volta de seis milhares de endereços eletrônicos. Estas newsletters, ocupando um espaço reduzido a aproximadamente uma página formato A4, são resultado de pesquisa na literatura e websites oficiais de A.A. e no acervo próprios Arquivos Históricos da Junaab. Foram idealizados pelo CAHist como base para a composição de uma "Linha do Tempo" partindo dos eventos acontecidos em cada mês e registrados através dos anos. Está no propósito do CAHist alocar este link no website de A.A. já a partir dos primeiros meses de 2017.

Esta experiência de pouco mais de seis meses e 37 newsletters produzidas, a acolhida dos leitores – até a sua interrupção no final de outubro/2016, tem-se mostrado extremamente positiva, considerando as respostas de gratidão por essa atenção de um Comitê da Junaab. Chegaram e-mails de vários lugares do Brasil e até do exterior – dois de Moçambique, sendo um de uma freira agradecendo a lembrança e outro de um companheiro pedindo informações para abrir um Grupo de A.A. Alguns desses correios tratam de consultas a respeito da história, usos, costumes ou procedimentos tradicionais de A.A. Aqueles que estão ao alcance do conhecimento dos colaboradores do CAHist são respondidos após pesquisa minuciosa sempre amparada nos princípios de A.A. Aquelas consultas para as quais o CAHist não dispõe de subsídios para responder, a coordenadora encaminha ao pessoal do Departamento Internacional do ESG-Nova York, que, também dentro do seu conhecimento e possibilidades, tem sido extremamente atencioso.

Há, ainda, correios que demandam outro tipo de consultas de responsabilidade de outros Comitês da Junta – tais como CTO, CPP, Literatura,... e para estes Comitês são encaminhados.

Este material também está sendo utilizado por redatores de vários boletins de A.A. locais e regionais – por exemplo o "Boletim Informativo da Área 32"  de São Paulo, e no conteúdo de alguns websites institucionais. Além dessas divulgações, há noticias de vários leitores e leitoras que dizem estar colecionando e repassando estes comunicados para as suas listas eletrônicas – um deles escreveu dizendo que ao receber o comunicado faz uma cópia para cada membro do seu Grupo.

Após serem produzidas, as newsletters são enviadas para a Gerência Administrativa e para o Diretor Geral com sugestões para a data de postagem de cada uma, sendo que aí termina a responsabilidade do CAHist.

CAHist.

As origens de Alcoólicos Anônimos podem ser atribuídas ao Grupo de Oxford, um movimento religioso popular nos Estados Unidos e na Europa no início do século XX. Os membros do Grupo de Oxford praticaram uma fórmula de auto-aperfeiçoamento realizando auto-inventário, admitindo erros, fazendo reparações, usando oração e meditação, e levando a mensagem aos outros.

IMPORTANTE: O material contido nesta seção foi produzido pelo Comitê de Arquivos Históricos da Junaab - CAHist e pode ser copiado, distribuído e divulgado pelos Grupos e membros de A.A. sem sua permissão, desde que seu texto seja inalterado e a fonte citada. Para que a história escrita faça jus à verdade, este Comitê solicita que eventuais dados em desacordo com fatos documentados lhe sejam comunicados através de: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Membros de A.A.