Expositor: Lúcio P.
Recordar é viver; momentos emocionantes, que nunca esquecemos, ou nunca terminam.
Minha primeira Convenção, com o nome de 1º Conclave de Carnaval, foi realizada em 1974, tendo como local o auditório anexo ao Viaduto Pedroso, em São Paulo, onde funcionava a sede da Associação Antialcoólica, mantida pelo governo do Estado.
A Associação gentilmente cedeu o espaço para que Alcoólicos Anônimos pudesse dar o passo inicial para, além de se confraternizar, conhecer o conteúdo de nossa Literatura e prepararam-se para que, no futuro, tivéssemos nossa Estrutura Tradicional. Esta Estrutura, hoje, funciona em todos os Estados da Federação, nos proporcionando-nos segurança, unidade para prosseguirmos e garantir o futuro uniforme e sadio da nossa Irmandade.
Meu padrinho Wilson M. levou-me a tiracolo, porque queria que eu seguisse nos trabalhos da Irmandade. Sem recursos financeiros, esforcei-me e participei.
1974 – No Conclave realizado entre os dias 22 a 25 de fevereiro de 1974, carnaval, com o encerramento das atividades do EMSAA - do Rio de Janeiro, o CLAAB, nessa ocasião, além de editar nossas publicações, passou também a executar as funções de Escritório de Serviços Gerais. A diretoria do CLAAB passou a ser constituída por delegados de nove estados do Brasil, que compareceram como representantes desses estados:
1 – Santa Catarina –Álvaro K.
2 – São Paulo – Arlindo B.
3 - Rio de Janeiro – Dolores M.
4 - Paraná – Chico R.
5 – Alagoas – Geraldo L.
6 – Pernambuco – Luiz A.
7 – Pará – Magalhães
8 – Ceará – Mário H.
9 – Mato Grosso – Eloy T.
Do conselho fiscal do CLAAB, fizeram parte dois amigos não alcoólicos: Dr. José Ferraz Salles (SP) e reverendo José Ríbola (SP).
Estavam presentes Ana Maria T. e Sonia Lazo representando AL-Anon e, do GSO de Nova Iorque, a assessora Mary Ellen Wesh.
No ano de 1975, acontece o II Conclave, também no auditório anexo do Viaduto Pedroso. Durante o evento, o Conselho Diretor Executivo do CLAAB, reunido em Assembleia Geral Extraordinária, no dia 1° de fevereiro, com a presença de 18 (dezoito), companheiros Diretores, Delegados e representantes de 11 (onze) Estados, inclusive o Distrito Federal, deliberou sobre a criação da Junta Nacional de A.A. do Brasil — JUNAAB, a ser efetivada durante o próximo Conclave, a realizar-se em 1976.
Em 1° de novembro de 1975, o companheiro Arlindo B. convoca os companheiros dos grupos existentes no Brasil para que, em 29 de fevereiro de 1976, fosse efetivada a fundação da JUNAAB. Minas Gerais esteve presente com dois Delegados: Adauto M. e Lúcio P. nestas reuniões.
III Conclave em 1976: Nos dias 29/02 e 1 e 2/03, no Hotel Hilton. Seguiram os Conclaves:
IV, 1977, em Recife-PE: 5,6 e 7 de abril.
1977 - Em viagem realizada de Belo Horizonte a Recife, em uma Kombi, foram os companheiros Adalto, Lúcio, Jair, Ilídio e Napoleão. Outros três companheiros foram em outro carro, sendo eles Raimundo, Moreira e Pedro B, esse último presidiu a Conferência.
V, 1978, em Belo Horizonte - MG: 20, 21 e 22 de março.
1978 – Foi realizada a Conferência no Hotel Brasil Palace, onde os delegados ficaram hospedados. O hotel era então localizado na Rua Carijós com Afonso Pena, em frente ao Cine Brasil. O Conclave foi realizado na secretaria de saúde, hoje Minascentro, contamos com Jack Norris, então presidente da Junta de Serviços Gerais dos EUA/Canadá e sua esposa (ambos, hoje, falecidos). Esses eventos foram realizados e coordenados pelo Grupo Tarde Azul, já que não tínhamos ainda uma estrutura legalizada. Nessa ocasião, foi lançado o livro “Doze Tradições” ilustrado, que ajudou no custeio dos eventos.
VI, 1980, em Porto Alegre: 1, 2 e 3 abril.
1980 – Nesse evento apenas no local iniciou-se o processo de inscrições, pois não houve inscrições antecipadas. Até então, o custeio do evento era feito com a contribuição de Grupos, companheiros e vendas de souvenirs; aos poucos, a venda desses produtos foi substituída por inscrições. Os mineiros foram em caravana, com dois ônibus, e os companheiros João e Ilídio foram de carro. Partindo de Juiz de Fora de carro, foram o Lindolfo, Fábio, Godinho e Adauto. Somente Lindolfo dirigia.
Durante a Conferência de 1980, realizada simultaneamente com o Conclave, ficou decidido que, a partir deste, os próximos Conclaves passarão a se chamar Convenções.
VII Convenção, 1982, em Fortaleza-CE: 7, 8 e 9 de abril.
1982 – Destacamos a presença, nessa Convenção, de David Puerta da Colômbia e George Ifrain do Uruguai, ambos delegados à Reunião de Serviço Mundial - RSM por seus países. Os companheiros de Minas Gerais estiveram presentes com um ônibus de Belo Horizonte e dois do interior.
VIII Convenção, 1984, Blumenau-SC: 17, 18 e 19 de abril.
Na convenção desse ano foi empossada a Junta de Custódios, o Conselho Diretor da JUNAAB. - (A Conferência de Serviços Gerais de 1983, conforme o novo Estatuto, alterou a nomenclatura de Junta Nacional de A.A. para Junta de Serviços Gerais de A.A. para o Brasil, mantendo a mesma sigla JUNAAB)
IX Convenção, 1986, em João Pessoa-PB: 24, 25 e 26 de março.
1986 – Na Convenção de João Pessoa, Minas Gerais esteve presente com uma caravana de 150 companheiros. Local: Espaço Cultural José Lins do Rego, um cartão postal de João Pessoa. Durante o evento, a venda de literatura foi interrompida no primeiro dia, na quinta feira, devido à denúncia de que os preços teriam sido reajustados após o decreto presidencial, quando o governo havia congelado os preços. Essa venda foi liberada somente na sexta feira santa, na parte da tarde, quando o companheiro Walker C. conseguiu com o juiz de plantão a liberação da venda.
Foi editado um livro: “Serviço é Amor”, para o evento, como ajuda financeira. O Presidente da República, José Sarney, enviou uma mensagem saudando os convencionais, que foi lida na abertura do evento.
X Convenção, Curitiba-PR, em 1988: 27,28 e 29 de março.
1988 – Realizada na Universidade Federal da Paraná com marcante presença da classe médica.
XI Convenção, Belém-PA, em 10, 11 e 12 de abril de 1990.
1990 – Presença de Minas Gerais com caravana de dois ônibus.
XII Convenção, Brasília, em 15, 16 e 17 abril 1992.
1992 – Caravana com três ônibus de Minas Gerais.
XIII Convenção, Terezina-PI, em 29, 30 e 31 de março 1994.
1994 – Caravana de Minas Gerais com dois ônibus.
XIV Convenção, Rio de Janeiro-RJ, comemorando o Cinquentenário de A.A. no Brasil, realizada em 23,24, 25 e 26 de março de 1997.
1997 – Comemoração dos 50 anos de A.A. no Brasil. Houve intensa divulgação, uma coordenação brilhante com dinamismo e experiência do companheiro Guaracy. A mídia teve destacada atuação; o evento; foi realizado no Maracanãzinho e Rio Centro. Os locais eram realmente os que podiam proporcionar a acolhida do evento com tanto sucesso; houve a presença de 15 mil pessoas. Os mineiros também estiveram presentes em número superior a outras Convenções.XV Convenção, Salvador-BA, 2000: 23, 24 e 25 de junho.
XVI Convenção, São Paulo-SP, 2003: 17, 18 e 19 de abril.
2003 – Aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo e no Ginásio do Ibirapuera, presença de mais ou menos 5 mil pessoas, e, mais uma vez, minas Gerais esteve presente com caravanas da Capital e Interior.
XVII Convenção, Manaus-AM, 2007: 6, 7 e 8 de setembro.
XVIII Convenção, Cuiabá-MT, 2012: 6, 7 e 8 de setembro.
2016 – Belíssima Convenção em Maceió, aconteceu na data de 21, 22 e 23 de abril, no Centro Cultural Ruth Cardoso. No encerramento da Convenção, o companheiro Luiz M., coordenador dessa Convenção passou para Minas Gerais a chave simbólica da próxima a ser realizada em Belo Horizonte, nos dias 17, 18 e 19 de abril de 2020.
Portanto venham minerar em Minas Gerais, “UAI”, e, com um abraço do tamanho da saudade, Belo Horizonte aguarda-os.
Para 2020, estamos aguardando com ansiedade a oportunidade de abraçar, em 17, 18 e 19 de abril, em Belo Horizonte-MG, os companheiros que participarem, unindo-nos cada vez mais, como verdadeira Irmandade e, com um abraço do tamanho da saudade!
Obrigado a todos.
Serviços Gerais de A.A.
Lúcio P. Belo Horizonte-MG