acessibilidade texto


. . .

Portuguese Portuguese

Amigo Anônimo

aanonimoui

Reuniões Californianas

(Harry, um AA californiano implantou este tipo de reunião em círculo. Este estilo de reunião era dirigida a ateus e agnósticos membros de A.A.)

Como funcionam?

  1. Realizam-se com os membros dispostos em forma de círculo.
  2. Essa simples forma de disposição em círculo, já coloca todos os presentes equidistantes do centro; não dando destaque a nenhum, nem ao coordenador, que é apenas um membro, com o encargo de conduzir a reunião.
  3. Pode-se fazer a leitura das Reflexões Diárias ou um trecho de outra Literatura de A.A.
  4. Todos os membros têm total liberdade de interpretar o Programa de Recuperação segundo sua própria reflexão, falando por si, o que permite riqueza adicional aos que frequentam essas reuniões.
  5. Ao coordenador cabe a tarefa de alertar sempre os membros para que o que digam tenha relação com nosso problema comum, não usando a reunião meramente como uma audiência para os seus problemas e a não cederem à compulsão de continuar falando depois de terem exposto o seu ponto de vista.
  6. Essas reuniões muitas vezes têm um tema central e podem ser mais produtivas quando apresentado um único tópico, sempre ligado à recuperação, sobre o qual cada pessoa pode dar sua opinião.
  7. Sempre tendo como foco a recuperação através da aplicação dos princípios de A.A., os membros têm a oportunidade de compartilhar uns com os outros, tudo o que se refere aos problemas relacionados com formas e costumes anteriores, assim como os seus esforços para mudar padrões de comportamento visando alcançar uma sobriedade estável, tornando-se pessoas íntegras, felizes e úteis.
  8. Não há formula rígida nessas reuniões; as pessoas contam suas experiências na tentativa de lidar com o problema do alcoolismo, dando ênfase ao programa, dizendo o que aprenderam, como ele lhes tem beneficiado e quais princípios lhes têm ajudado mais.
  9. Um dos maravilhosos benefícios dessas reuniões é o fato dos membros ouvirem várias experiências e interpretações do programa descobrindo nova maneira de trabalhar esse programa e aplicá-lo às suas vidas, mesmo nos momentos mais difíceis de raciocinarem e manterem o domínio sobre suas emoções.
  10. As reuniões californianas, por se concentrarem nos princípios ajudam seus membros a lidar com suas frustrações, dificuldades, assim como dão a eles a oportunidade de transmitir aquilo que aprenderam do programa e como conseguiram livrarem-se da auto piedade.
  11. Observa-se que não há crescimento nas reuniões nas quais as histórias tornam-se uma continua repetição das desgraças do alcoólico quando na ativa. Há necessidade de se acrescentar também como, através de A.A. saiu-se das desgraças e vive-se bem hoje.
  12. Nas reuniões californianas há uma avaliação: se a reunião foi realmente proveitosa verificando quantas pessoas foram beneficiadas com ideias construtivas que possam levá-las consigo e aplicá-las. Expostos diferentes pontos de vista, com base na filosofia de A.A., o membro não busca simplesmente o alivio dos próprios problemas, mas como tratá-los através de um novo ponto de vista adquirido durante a reunião Californiana.

Literatura Digital em eBook