acessibilidade texto


. . .

Portuguese Portuguese

Amigo Anônimo

aanonimoui

Aanonimo

A origem do café e das bolachas nas reuniões de A.A.

Box 4-5-9, Abr. Mai. / 1993 (pág. 8) => http://www.aa.org/newsletters/es_ES/sp_box459_april-may93.pdf
Título original: “¿Sabias…"
           

Sabia como o café, as bolachas e outros tipos de doces e salgados chegaram a ser para as reuniões de A.A. (quase) o que os Doze Passos são para a recuperação?

Aconteceu no final dos anos 1930, durante a Grande Depressão (N.T.: A Grande Depressão foi uma severa crise econômica mundial na década que antecedeu à Segunda Guerra Mundial. O calendário da Grande Depressão varia entre as nações, mas na maioria dos países começou por volta de 1929 e durou até o final da década de 1930 ou início dos anos 1940.). Quando começaram a se celebrar as primeiras reuniões na King School, em Akron, alguns membros juntavam-se depois da reunião na cafeteria próxima Kistler´s Donuts, na esquina das ruas Aqueduct e West Market, para tomar unos refrescos e mais camaradagem. Outros membros menos abastados não podiam permitir-se esse luxo e daí foi sugerido que levassem café e bolachas para a reunião para poder compartilhar entre todos. Muito rapidamente os refrescos passaram a ser uma parte integral das reuniões de A.A. em todos os lugares.

A Kistler´s já faz tempo que não existe mais, o que não acontece com a Décima Terceira Tradição, para cuja criação contribuiu. Ao longo dos anos, muitos bêbados “desesperados” ficaram para sua primeira reunião de A.A. porque tinha o atrativo do café quente e das bolachas grátis.

Literatura Digital em eBook