acessibilidade texto


. . .

Portuguese Portuguese

Amigo Anônimo

aanonimoui

Aanonimo

Mês da Luz e da Posteridade: Nascimento de Bill W. e morte do Dr. Bob

Novembro de 1895: O nascimento de Bill W.

William Griffith Wilson, também conhecido por Bill Wilson ou Bill W. - nome pelo qual ficou conhecido no mundo inteiro – nasceu em East Dorset, Vermont, EUA, no dia 26 de novembro de 1895. Foi o cofundador de Alcoólicos Anônimos – uma Irmandade de grupos de ajuda mútua, juntamente com o Dr. Robert Smith, mais conhecido como Dr. Bob S. ou Dr. Bob.

Filho de Emily Griffith Wilson e de Gilman Barrows Wilson que acabaram se divorciando quando ele tinha 11 anos de idade foi deixado por ambos os pais, juntamente com a sua única irmã, Dorothy, aos cuidados dos avós maternos - Ella Griffith Gardner Fayette Griffith – este, alcoólico. Bill, mais tarde, começara ele próprio a beber, para comemorar ou para esquecer. Casou-se em 1918 com Lois Burnham, que, anos mais tarde, o ajudaria na fundação dos Grupos Familiares Al-Anon, organização destinada ao apoio às famílias de alcoólicos. Todavia, Bill, que fez carreira militar, não conseguiu abandonar o álcool durante quase vinte anos, vindo a ser internado quatro vezes por esse motivo. A primeira vez ocorreu em 1933, ano em que as suas crises devido ao alcoolismo foram mais agudas. A última internação foi em dezembro de 1934

Bill W. morreu em 24 de janeiro de 1971 em Miami, Flórida, e seus restos mortais repousam no cemitério de East Dorset, onde ele nasceu.

Para saber mais: Leia a história da vida e obra de Bill W. relatada no livro “Levar Adiante"(Pass It On) – Junaab, código 118

Novembro de 1950: A morte do Dr. Bob.

Robert Holbrook Smith, mais conhecido como Dr. Bob ou Dr. Bob S.- nome pelo qual ficou conhecido no mundo inteiro –nasceu em 8 de agosto de 1879, em Saint Johnsbury, Vermont, EUA; foi um médico cirurgião e cofundador de Alcoólicos Anônimos juntamente com Bill Wilson, também conhecido como Bill W.

Embora tivesse uma irmã adotiva muito mais velha –Amanda Northrup- era filho único do juiz Walter Perrin Smith e Susan Smith Holbrook. Desde cedo teve problemas com o alcoolismo, mas ainda assim, frequentou o Dartmouth Collegee conseguiu graduar-se em medicina em 1902 com pós-graduação no Rush Medical College. Foi casado com Anne Ripley Smith e tiveram dois filhos – um biológico e uma fila adotiva. O seu alcoolismo piorava a cada dia até o ponto no qual não tinha mais condições de clinicar e ser considerado um caso irrecuperável.

Em maio de 1935, por insistência de uma amiga, Smith concordou em falar com um certo Bill Wilson, que desejava muito conversar com um, mas disse que só poderia ficar 15 minutos. Porém, a conversa se estendeu por horas a fio e ambos conseguiram juntar forças para abandonar para sempre a bebida. Esse encontro foi o embrião de A.A. criada em junho daquele mesmo ano. Dr. Bob não só se recuperou de seu alcoolismo como também teve o seu despertar espiritual- tal qual Wilson no ano anterior - e retornou à sua antiga profissão.

O Dr. Bob S. faleceu em 16 de novembro de 1950 devido a um câncer de cólon, em Akron, Ohio e seus restos mortais, junto aos de Anne, repousam no cemitério Mount Peace de Akron.

Para saber mais: Leia a história da vida e obra do Dr. Bob, relatada no livro "Dr. Bob e os Bons Veteranos"– Junaab, código 116, e o tributo escrito por Bill W. por ocasião da sua morte "Dr. Bob: Um Tributo", na página 416 no livro "Alcoólico Linguagem do Coração"– Junaab, código 104.

CAHist – Comitê de Arquivos Históricos da Junaab