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1985 08 Proposta de criação dos Comitês de Assessoramento da Junaab

A criação destes Comitês foi proposta na primeira reunião de serviços da Junta de Custódios ocorrida em Baependi MG entre os dias 17 e 19 de agosto de 1985 e formalizados e aprovados em 1986 na 10ª Conferência, em João Pessoa-PB,  como parte integrante da estrutura de A.A. no Brasil.

Esses Comitês são:

  1. CAC – Comitê de Assuntos da Conferência
  2. COF – Comitê de Finanças
  3. CCP – Comitê de Cooperação com a Comunidade Profissional
  4. COI – Comitê de Instituições
  5. CIP– Comitê de Informações e Relações Públicas
  6. COL – Comitê de Literatura
  7. COA – Comitê de Arquivos

Os seis primeiros trabalharão em conjunto e em harmonia com as Comissões da Conferência. O último, de Arquivos, trabalhará mais diretamente com o ESG na preservação da memória de A.A., mediante a coleta e seleção de todo e qualquer material ou documento que possibilite o registro histórico da Irmandade no Brasil.

Para efeito de centralização de suas atividades, a ideia inicial é que esses Comitês sejam coordenados por um ou mais Custódios de cada área específica e que eles, juntamente com as Comissões Permanentes da Conferência, estabeleçam orientação, e eventualmente meios e recursos aos Comitês iguais ou correspondentes a nível estadual e local. Para isso pode ser editada literatura orientadora, tipo Guias de A.A., adaptada às nossas necessidades.

Atualmente (2016), de acordo com o Manual de Serviço de A.A. (Junaab, código 108), estes Comitês são os seguintes:

  1. CTO – Comitê Trabalhando com os Outros
  2. CF – Comitê de Finanças
  3. CL – Comitê de Literatura
  4. CAC – Comitê de Assuntos da Conferência
  5. CPP – Comitê de Publicações Periódicas
  6. CAHist – Comitê de Arquivos Históricos
  7. CATI – Comitê de Assuntos da Tecnologia da Informação
  8. CI – Comitê Internacional
  9. CMS – Comitê do Manual de Serviço
  10. CN – Comitê de Nomeações
  11. CEC – Comitê Especial da Convenção

O Comitê Executivo (CE) é composto pelos membros da Diretoria Executiva, Coordenadores de Comitês e Gerente Administrativo.

Em se tratando de órgãos de assessoramento, cada Comitê deve ser formado, de preferência, por companheiros com conhecimento profissional nas áreas de atuação respectiva.

A preferência por esses companheiros profissionais não exclui, todavia, a participação de outros companheiros com reconhecida capacidade e disponibilidade para atuar de forma efetiva e proveitosa.

Os Coordenadores dos Comitês de Assessoramento são de livre escolha da Junta de Custódios, não dependendo de consulta a outros órgãos, cabendo unicamente a ela estabelecer os critérios, o tempo de mandato e a oportunidade dessa escolha.

CAHist – Comitê de Arquivos Históricos da Junaab