acessibilidade texto


. . .

Portuguese Portuguese

Amigo Anônimo

aanonimoui

1985 06 A.A. entra na marcofilia

Em 1983, o Clube Filatélico de Catolé do Rocha, Paraíba, encaminhou à Junaab sugestão no sentido daquela Junta pleitear e emissão de um selo comemorativo do cinquentenário de A.A. em 1985. O pedido foi encaminhado à ECT – Empresa de Correios e Telégrafos, por intermédio da Assessoria Filatélica, órgão que, como o nome indica, assessora a direção daquela empresa nos assuntos específicos de filatelia. Os Ministérios da Previdência Social e da Saúde encamparam aquela solicitação. Em resposta, a ECT informou, em maio de 1984, que, infelizmente, o Conselho Filatélico denegara o pedido em virtude de já haver programado o lançamento de uma série de selos postais alusivos a cidades históricas do Brasil, mas que essa decisão poderia ser revista na última reunião anual daquele órgão a realizar-se no mês de novembro.

Com efeito, na impossibilidade de atender por inteiro a pretensão de A.A. e dos Ministérios que endossaram aquela nossa solicitação, o Conselho Filatélico resolveu conceder um carimbo comemorativo.

O carimbo postal, assim como o selo, é de grande importância para colecionadores dentro da marcofilia. Assim, A.A., entra na marcofilia nacional. Exatamente na semana de 10 a 17 de junho de 1985 o carimbo foi lançado e utilizado em toda a correspondência saída de Brasília durante aquela semana.

Agradecendo à Empresa de Correios e Telégrafos a concessão do carimbo postal comemorativo do cinquentenário de A.A., o Dr. José Nicolielo Viotti, Presidente da Junta de Serviços Gerais, traduziu aquele gesto da ECT como sendo o abraço do Brasil ao Jubileu de Ouro de A.A. mundial Na verdade, ao que se saiba, apenas em nosso País, em todo o mundo, uma empresa de serviços públicos do porte da ECT, resolveu homenagear Alcoólicos Anônimos com a emissão de um carimbo postal, registrando, por essa forma, a passagem da efeméride no Brasil e, no exterior, pela repercussão que terá dentro do movimento conhecido como marcofilia, ou seja, entre os colecionadores.

A cerimônia de lançamento ocorreu em reunião pública realizada no auditório da TV-Rádio Nacional, em Brasília, à qual compareceram, além de grande número de companheiros, entre outras autoridades, o Diretor Regional da ECT e membros da Assessoria Filatélica; o Diretor da Divisão Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde – DINSAN e o Secretário de Segurança e Medicina do Trabalho, do Ministério do Trabalho. Na ocasião, o Presidente da Junaab, após proferir seu discurso de agradecimento, convidou o Dr. Cláudio Macieira, Diretor do DINSAM, a pôr o carimbo na primeira das peças preparadas pela Assessoria Filatélica.

Importante: Este material foi recolhido das edições 33 e 35 do boletim BOB, publicadas em 1985, onde também se encontra a reprodução gráfica do carimbo e estão disponíveis para consulta e investigação no acervo dos Arquivos Históricos.

CAHist – Comitê de Arquivos Históricos da Junaab