acessibilidade texto


. . .

Portuguese Portuguese

Amigo Anônimo

aanonimoui

Aanonimo

1951 10 Alcoólicos Anônimos recebe o Prêmio Lasker

"American Public Health Association (Associação Americana de Saúde Pública) outorga o Prêmio do Grupo Lasker de 1951Alcoólicos Anônimos, em reconhecimento à sua maneira muito e sem igual de lidar com o antigo problema de saúde pública e social - o alcoolismo.

.... Ao enfatizar o fato de que o alcoolismo é uma doença, o estigma social que acompanha esta condição está desaparecendo.

...Alcoólicos Anônimos parte do princípio de que um alcoólico recuperado pode alcançar e tratar um companheiro sofredor como ninguém mais pode. Fazendo dessa maneira, o alcoólico recuperado mantém sua própria sobriedade.

.... Esse não é um movimento de reforma, nem é dirigido por profissionais que estão interessados no problema. É financiado por contribuições voluntárias de seus próprios membros, sendo que todos permanecem anônimos.

 .... Os historiadores podem, um dia, apontar Alcoólicos Anônimos como uma sociedade que fez muito mais do que alcançar uma considerável média de êxitos com relação ao alcoolismo e seu estigma; eles podem reconhecer que Alcoólicos Anônimos tem sido uma grande obra de pioneirismo social e que produziu um novo instrumento de ação social; uma nova terapia baseada na semelhança do sofrimento comum – terapia esta, que encerra em si um vasto potencial para os inúmeros males da sociedade".

(Leia este texto na íntegra na página 283 do livro"A.A. Atinge a Maioridade"– Junaab, código 101. Veja referências ao prêmio nas páginas 4 e 78 do mesmo livro).

O Prêmio Albert Lasker de Pesquisa Médica é concedido anualmente desde 1946 a pessoas vivas que realizaram contribuições significativas à medicina, ou que realizaram serviços públicos notórios em medicina. É administrado pela Fundação Lasker, criada pelo pioneiro da publicidade Albert Lasker e sua esposa Mary Woodward Lasker.

A estatueta do prêmio é uma miniatura da escultura “A Vitória de Samotrácia”, também conhecida como “Nice de Samotrácia" reproduz a deusa grega Nice e representa a vitória.  Este prêmio à pesquisa científica é o mais cobiçado dos EUA e costuma ser comparado ao Prêmio Nobel - muitos dos seus vencedores receberam ambas as honras.

A cerimônia de premiação foi realizada na Ópera de São Francisco em 30 de outubro de 1951.  O Dr. Bernard Smith (não alcoólico), ex-presidente do Conselho da Fundação do Alcoólico – atual Junta de Serviços Gerais recebeu o prêmio em nome de Alcoólicos Anônimos.

CAHist – Comitê de Arquivos Históricos da Junaab