acessibilidade texto


. . .

Portuguese Portuguese

Amigo Anônimo

aanonimoui

1947 06 Publicação do atual Preâmbulo de A.A.

O conhecido “Preâmbulo de A.A. “foi impresso pela primeira vez na edição de junho de 1947, da Revista A.A. Grapevine. Foi escrito pelo editor de então, quem extraiu grande parte do material do Prefácio à primeira edição do livro Alcoólicos Anônimos (nosso Livro Azul).

Naqueles anos, a revista Grapevine tinha começado a circular entre os não alcoólicos e o Preâmbulo foi destinado principalmente a expor a essas pessoas o que A.A. era e o que não era. Ainda é usado para fins de informação pública. Com o passar do tempo, começou a aparecer em todas as publicações aprovadas pela Conferência, e muitos Grupos de A.A. agora o usam para abrir as reuniões.

A versão original diferia em dois aspectos importantes da versão todos conhecemos agora:

  • 1)Indicava que “o único requisito para ser membro é o desejo sincero de parar de beber".
  • 2)Incluía apenas a breve declaração “A.A. não cobra taxas nem honorários".

Com frequência surge a pergunta de porquê foi excluída a palavra “sincero". Na Conferência de Serviços Gerais de 1958, um Delegado, referindo-se as palavras “desejo sincero de parar de beber”, sugeriu que, como a palavra "sincero “não aparece na Terceira Tradição, ela deveria ser removida do Preâmbulo. Durante a discussão, a maioria dos membros da Conferência expressou a opinião de que, dada a maturidade alcançada por A.A., tornou-se impossível determinar o que constitui um desejo sincero de parar de beber e algumas pessoas interessadas no programa também podem se sentir confundidas pela frase. Portanto, como parte da evolução de A.A., foi removida a palavra "sincero". Na reunião de verão de 1958, a Junta de Serviços Gerais ratificou a exclusão, e desde então, o Preâmbulo indica apenas “o desejo de parar de beber".

Ao mesmo tempo, a frase “A.A. não cobra taxas nem honorários" foi modificada para o texto atual: “Para ser membro de A.A. não há taxas ou mensalidades; somos autossuficientes graças às nossas próprias contribuições”. Esta versão atual do Preâmbulo aparece na primeira página de cada edição da revista Grapevine.

Quando impresso, o Preâmbulo deverá incluir a seguinte indicação de procedência:

Direitos autorais da revista © The A.A. Grapevine, Inc. Reimpresso com permissão.

Preâmbulo de A.A.©

Alcoólicos Anônimos © é uma Irmandade mundial de homens e mulheres que compartilham entre si suas experiências, forças e esperanças a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.

O único requisito para se tornar membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de A.A. não há taxas nem mensalidades; somos autossuficientes graças às nossas próprias contribuições.

A.A. não está ligada a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição; não deseja entrar em qualquer controvérsia pública; não opina nem combate causa alguma.

Nosso propósito primordial é o de mantermo-nos sóbrios e ajudarmos outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade.

Direitos autorais da revista © The A.A. Grapevine, Inc. Reimpresso com permissão.

CAHist – Comitê de Arquivos Históricos da Junaab