Reunião é para o resto da vida?

Os membros de A.A. deverão assistir às reuniões pelo resto de suas vidas?

Não necessariamente.

Todavia, como disse um membro, "a maioria de nós quer, e alguns de nós talvez precisem".

A maioria dos alcoólicos não gosta de ouvir que precisa fazer algo durante um longo período de tempo. À primeira vista, a idéia de ter de assistir às reuniões de A.A. durante todos os anos de um futuro previsível, poderá parecer bastante triste.

Aqui também a resposta é que nada se exige de ninguém em A.A. Sempre existe a escolha entre fazer ou não uma coisa qualquer – inclusive a escolha crucial de procurar ou não a sobriedade através de A.A.

A razão principal que um alcoólico tem para assistir às reuniões de seu Grupo de A.A. é de procurar manter-se sóbrio hoje – não amanhã, ou na próxima semana, ou daqui a dez anos. Hoje, o presente é o único período de sua vida sobre o qual A.A. pode atuar. Não se preocupa com o amanhã, nem com "o resto da vida". O importante, para ele, é manter-se sóbrio hoje. Cuidará do futuro quando ele chegar.

Portanto, o membro de A.A. que deseja fazer o possível para assegurar a sua sobriedade hoje, provavelmente continuará assistindo às reuniões. Mas seu comparecimento terá sempre por base o cuidado com sua sobriedade imediata. Enquanto encarar A.A. dessa forma, nenhuma atividade, mesmo o comparecimento às reuniões, jamais se assemelhará a uma obrigação a longo prazo.