Em ato realizado em Brasília no dia 07 de novembro, o Ministério da Cidadania reconheceu, formalmente, “os excelentes serviços prestados ao país na área de dependência química pelo Grupo de Apoio e Ajuda Mútua Alcoólicos Anônimos – A.A.” Foram reconhecidos também Narcóticos Anônimos e os grupos de familiares Al-Anon e Naranon.
Na cerimônia, o atual ministro, sr. Osmar Terra, afirmou: “Vocês fazem um trabalho maravilhoso sem receber nada do Estado. Muitas pessoas são salvas pelo esforço de não tomar o primeiro gole a cada dia, não usar droga a cada dia”.
O atual Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Dr. Quirino Cordeiro, ressaltou que “O governo mudou de maneira importante sua política pública sobre drogas, buscando a recuperação, a promoção da abstinência, e a manutenção da pessoa sem fazer uso de substâncias. Neste novo contexto, o apoio e suporte a entidades que trabalham na recuperação das pessoas e na promoção da sobriedade tornou-se um objetivo central do governo federal”.
Representando nossa Irmandade, a Dra. Camila Ribeiro de Sene, atual presidente da JUNAAB, disse “esperar que esse ato resulte numa multiplicidade de iniciativas benéficas aos esforços da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, renovando assim a principal característica de Alcoólicos Anônimos: sermos uma sociedade de alcoólicos em ação.”
Entre os mais de 200 convidados havia médicos de renome nacional, juízes, técnicos do governo e outros amigos de A.A., além do apoio de membros e servidores da Área 18 – DF, acompanhados pelo nosso Custódio da Região Centro-Oeste.
A.A. na televisão
Rede Globo
Na noite de 15 novembro, a Globo transmitiu para todo o Brasil o ingresso de um alcoólico num grupo de A.A. A cena aconteceu na novela “A Dona do Pedaço”. A cenografia e montagem da sala de reuniões fictícia foram feitas com o maior realismo possível, graças à assessoria de membros de A.A. do Rio de Janeiro, que não descuidaram de nenhum detalhe, incluindo um banner da Convenção Nacional, além de exemplares da nossa literatura e da revista Vivência. A cena foi vista por mais de 30 milhões de pessoas, em todo o país.
Rede Record
Entre os dias 11 e 15 de novembro, o Jornal da Record levou ao ar uma série de reportagens sobre alcoolismo, chamada “Beber Além da Conta”. Foram cinco matérias de 7 minutos cada, abordando o uso de álcool entre jovens, mulheres, idosos e no trabalho. Membros de A.A. participaram com depoimentos sobre alcoolismo ativo e a recuperação em Alcoólicos Anônimos. As reportagens foram vistas por mais de 5 milhões de telespectadores.