A última mensagem de Bill W

Meus queridos amigos:

Recentemente um membro de A.A. me enviou uma extraordinária mensagem a qual eu quisera compartilhar com vocês.

Disse-me que era uma saudação árabe.

Talvez não tenhamos Grupos de A.A. árabes, porém, é uma expressão que explica o que sinto por cada um de vocês.

E disse: ‘Saúdo-te e dou graças pela tua vida’.

Meus pensamentos hoje em dia estão cheios de gratidão para com Nossa Irmandade pelo sem-número de bondades que nos têm dado a Graça de Deus.

Se me perguntassem qual dessas bondades era a responsável por nosso crescimento como Irmandade é mais vital para nossa continuidade, eu diria o ‘Conceito do Anonimato’.

O anonimato tem dois atributos essenciais para nossa sobrevivência individual e coletiva: o espiritual e o prático. Ao nível espiritual o anonimato requer toda disciplina que somos capazes de dar; ao nível prático o anonimato tem dado proteção ao novo membro, nos tem dado o respeito e o apoio do mundo exterior, e nos protege daqueles que possam usar A.A. para fins doentios e egoístas. Com o passar dos anos A.A. deve e continuará a mudar. Não podemos nem devemos 
retroceder no tempo. Sem dúvida acredito firmemente que o princípio do anonimato deve permanecer como primordial e permanente medida de segurança. Enquanto aceitarmos nossa sobriedade em nosso tradicional espírito do anonimato continuaremos a receber as Graças de Deus. É assim, mais uma vez os saúdo nesse espírito, e dou graças por vossas vidas. Que Deus bendiga a todos para sempre. 

Esta mensagem de despedida foi lida por Lois em novembro de 1970 durante o jantar de aniversário em que Bill completava 75 anos de idade.

Bill W. nasceu em East Dorset, Vermont, EUA, em 16 de novembro de 1895; morreu no dia 24 de janeiro de 1971 – data do 53º aniversário de seu casamento com Lois – horas depois de dar entrada no Instituto do Coração de Miami, Flórida, EUA, em decorrência de enfisema pulmonar. Repousa no cemitério de East Dorset