Para o recém chegado

Um Recém-chegado Pergunta

Estas perguntas são destinadas às pessoas que estão entrando em contato com A.A. – Alcoólicos Anônimos pela primeira vez. Nele, tentamos responder às perguntas mais frequentemente encontradas nas mentes dos recém chegados – as perguntas que estavam em nossas mentes quando pela primeira vez entramos em contato com a Irmandade.

Eu sou um alcoólico?

Se você repetidamente bebe mais do que tencionava ou quer, se você se mete em apuros, se você tem lapsos de memória quando bebe, você pode ser um alcoólico. Somente você pode decidir. Ninguém em A.A. dirá se você é ou não.

O que posso fazer se estou preocupado com a minha maneira de beber?

Peça ajuda. Alcoólicos Anônimos pode ajudar.

O que é Alcoólicos Anônimos?

Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham, entre si, suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.

O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de A.A. não há taxas ou mensalidades, somos autossuficientes, graças às nossas próprias contribuições.

A.A. não está ligada a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição; não deseja entrar em qualquer controvérsia; não apoia nem combate quaisquer causas.

Nosso propósito primordial é mantermo-nos sóbrios e ajudarmos outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade.

Se eu for a uma reunião de A.A., isto me obriga a qualquer coisa?

Não. A.A. não mantém arquivo de membros nem registros de frequência. Você não tem que revelar qualquer coisa acerca de si mesmo. Ninguém o incomodará se você não quiser voltar.
O que acontece se eu encontrar pessoas que conheço em A.A.?

Elas estarão lá pela mesma razão que você. Não desvendarão a sua identidade a estranhos. Em A.A. você mantém o anonimato quanto você quiser. Esta é uma das razões porque chamamo-nos Alcoólicos Anônimos.

O que acontece numa reunião de A.A.?

Uma reunião de A.A. pode ser feita de diversas formas, mas em qualquer reunião você encontrará alcoólicos falando sobre o que a bebida fez em suas vidas e personalidades, quais as atitudes que tomaram para ajudar a si mesmos e como hoje estão vivendo.

Como isto pode me ajudar no meu problema com a bebida?

Nós em A.A. sabemos o que é ser dependente do álcool e ser incapaz de manter promessas feitas aos outros e a nós mesmos que iremos parar de beber. Não somos terapeutas profissionais. Nossa única qualificação para ajudar os outros a se recuperarem do alcoolismo é que nós mesmos paramos de beber, mas os bebedores problema vindos a nós sabem que a recuperação é possível porque veem pessoas que fizeram isso.

Por que os AAs continuam indo às reuniões depois que estão “curados”?

Nós em A.A. acreditamos que não há uma cura para o alcoolismo. Jamais poderemos voltar a beber normalmente e nossa capacidade de ficar longe do álcool depende de mantermos a nossa saúde física, mental e espiritual. Isto podemos conseguir indo regularmente as reuniões e pondo em prática o que lá aprendemos. Além do mais, achamos que ajudarmos outros alcoólicos nos ajudará a mantermo-nos sóbrios.

Como ingresso em A.A.?

Você é um membro de A.A. se e quando assim você o disser. O único requisito para ser membro de A.A. é o desejo de parar de beber, e muitos de nós éramos convictos o suficiente quando, pela primeira vez, nos aproximamos de A.A.

Quanto custa para ser membro de A.A.?

Não há taxas ou mensalidades para ser membro de A.A. Um grupo de A.A. geralmente faz uma coleta durante a reunião para cobrir as despesas, tais como: aluguel, café, etc., e para isto todos os membros são livres para contribuir, com mais ou com menos, como eles quiserem.

Posso levar a minha família a uma reunião de A.A.?

Familiares ou amigos íntimos são bem vindos às reuniões abertas de A.A.

Que sugestão você dá a novos membros?

Em nossa experiência as pessoas que se recuperam em A.A. são aquelas que:

Evitam o primeiro gole;

  1. Evitam o primeiro gole;
  2. Assistem regularmente às reuniões de A.A.;
  3. Procuram as pessoas em A.A. que têm-se mantido sóbrias com sucesso por algum tempo;
  4. Tentam pôr em prática o programa de recuperação de A.A.;
  5. Adquirem e estudam o livro Alcoólicos Anônimos.

Lembre-se de que alcoolismo é uma doença progressiva. Leve isso a sério, ainda que você sinta que esteja somente nos primeiros estágios da doença. O alcoolismo mata as pessoas. Se você é um alcoólico e continua a beber; com o tempo você ficará pior.