A.A. celebra 70 anos no Brasil com Exposição

Avalie este item
(5 votos)
Exposição de A.A. Exposição de A.A.

A Estação Ferroviária Central do Brasil foi o palco, em janeiro, da estreia da exposição itinerante “70 Anos de Alcoólicos Anônimos no Brasil”, serviço sob a responsabilidade do CTO da Área 01. Realizada em cooperação com a SUPERVIA, empresa concessionária de transportes ferroviários, cumpriu o seguinte cronograma: 03 a 10 – Central do Brasil; Centro da cidade; e 11 a 17 – Deodoro; 18 a 24 – Ricardo de Albuquerque e 25 a 31– Bonsucesso – todas estações localizadas no subúrbio do Rio de janeiro.

A Exposição é formada por painéis e triedros que ocupam um espaço máximo de 25m². Em seus painéis, está representada a vertiginosa trajetória de crescimento de Alcoólicos Anônimos desde seus primórdios nos EUA, até sua chegada ao Brasil, no Rio de Janeiro, na década de 40, através do publicitário norte-americano Herb D. Sóbrio há apenas dois anos e, mesmo sem conhecer o nosso idioma, pode plantar a semente de amor em ação dessa frondosa árvore que representa Alcoólicos Anônimos no Brasil, cujos grupos espalham-se em todos os estados e em milhares de municípios, transmitindo essa mensagem de vida e sobriedade para uma imensa legião de homens e mulheres que, graças a ela, puderam libertar-se das garras do alcoolismo.

Em fevereiro, mês do carnaval, a Exposição foi instalada no “lounge” principal da Rodoviária Novo Rio e, no mês de março e princípio de abril, período da semana santa, no “hall” de desembarque do Aeroporto Santos Dumont.

Em meados de abril e durante o mês de maio, a Exposição foi recolhida para manutenção das ferragens e troca de algumas lonas avariadas no transporte e nas diversas montagens e desmontagens.

Em junho, a "Expo 70" foi instalada no hall principal do Palácio da Fazenda, prédio histórico do Ministério da Fazenda, no centro do Rio, por onde circulam em torno de 5.000 pessoas/dia.

Nos primeiros 15 dias de julho, a Exposição itinerante, atravessou a Baía de Guanabara e foi exibida na Casa das Artes, espaço municipal da cidade de São Gonçalo, a segunda mais populosa do Estado do Rio de Janeiro.

A Exposição, durante os 30 dias seguintes, foi apresentada aos usuários do Metrô Rio. Sendo exibida por 10 dias em cada uma das 3 estações: São Conrado, saída Rocinha (maior comunidade do Rio de Janeiro), Siqueira Campos, mais movimentada do bairro de Copacabana e encerrou sua trajetória nessa concessionária, na estação Carioca, com certeza a mais emblemática da cidade.

No sentido de incentivar outras Áreas a realizarem projetos similares, a "Expo 70" estará em Além Paraíba, divisa com Três Rios no Sul Fluminense, onde ficará por 15 dias no Cine Teatro Brasil.

Em setembro, quando o A.A. completará 71 anos no Brasil, a Exposição que comemorou os seus 70 anos encerra sua trajetória, ficando exposta na PUC-RJ, universidade onde circulam quase dez mil pessoas/dia, entre estudantes, professores, servidores e visitantes. No dia 13, encerrando as comemorações dos 70 anos, os CTOs da Área 01 e do ESL-RJ, em conjunto, promoverão na PUC, num excelente auditório, dotado de toda tecnologia e ao lado da "Expo 70", o seminário para profissionais: Alcoolismo: conhecer e tratar.

A entrada para ver a Exposição em comemoração aos “70 anos de Alcoólicos Anônimos no Brasil” é sempre franca e são milhares de pessoas atingidas por nossa mensagem, o que nos deixa bastante otimistas quanto a seu alcance social.

Lido 578 vezes Última modificação em Quarta, 29 Agosto 2018 21:23